13 de novembro de 2012

ENEM

E quanto mais chamamos os políticos de corruptos, mais nossas atitudes são tão repugnantes quanto as deles.
Eu não sei se posso chamar de audácia, ou burrice, ou uma mistura dos dois, mas neste último fim de semana fiquei surpreso (e eu sei que não deveria ficar) pelo número de retardados estudantes que foram pegos postando fotos das provas e gabaritos do ENEM na internet. #WhyGOD?
É comovente como sempre ou quase sempre estamos reclamando dos nossos políticos que simplesmente aumentam seus salários como querem, empregam mil parentes e amigos em seus gabinetes, trabalham de terça a quinta, roubam todo nosso dinheiro mesmo ganhando um mega salário, que nos dá um misto de raiva, revolta e inveja, e por mais incrível que pareça, por mais que fiquemos revoltados com a falcatrua alheia, não perdemos a chance de sermos iguais quando o assunto é passar a perna em nossos semelhantes.
Na minha época, o máximo que o Enem fazia, era dar 2 ou 3 pontos, isso se sua nota fosse sobrenatural, na primeira fase do vestibular da UFG além de uma chance de bolsa pelo PROUNI, que raramente era integral, com algumas reformulações e um bom trabalho do Governo Federal, o Enem passou a dar mais vagas em universidades através do PROUNI, passou a fazer parte de verdade dos vestibulares da maioria das universidades públicas do nosso país, e ainda com o SISU, nos dá uma oportunidade alternativa de ingresso às calouradas faculdades.
Talvez por isso, alheio ao avanço tecnológico, o Enem passou a ser alvo de diversas ilegalidades nos últimos anos. Provas roubadas, gabaritos vendidos, passou a ser motivo de chacota, mas esse ano, na minha opinião, voltou a ter uma certa credibilidade. Confesso que o Governo juntamente com a Polícia Federal me surpreenderam com os olheiros na internet para rastrear e eliminar os espertinhos meliantes que usaram de meios tecnológicos para tentar se sobressaírem aos outros candidatos.
Não sei se sou eu que sou muito certinho, mas quando um edital diz pra não levar celular ou nada eletrônico, eu não levo, mas sempre tem os que levam, e bom, já fiscalizei muitos concursos, e por mais que os burladores se sintam espertinhos, quem está na frente da sala vê tudo, e mesmo que eu ou o fiscal não chegue pra você e diga “Você está eliminado!”, existe uma ata, onde eu posso simplesmente escrever a ocorrência e você estará eliminado. Ainda assim devem existir aqueles que conseguem passar despercebidos, mas o que estes fazem, publicam fotos na internet.
De acordo com pesquisas, 20 milhões de pessoas acessam à internet diariamente no Brasil, e sabemos que tudo que se coloca na rede, tem uma facilidade imensa de se espalhar em segundos, ou seja, você publica uma foto de uma coisa ilegal num meio onde milhões e milhões de pessoas podem te “flagrar”, muitas pessoas podem ignorar isso, mas creio que entre 20 milhões, algumas terão consciência de denunciar, e você meu amigo, com certeza irá ser pego. Não sei se é a felicidade de burlar um sistema nacional que faz as pessoas terem atitudes absurdas assim, mas ao meu ver, se eu tirasse uma foto do Enem, concurso, ou coisas do tipo, encaminharia pra alguém de confiança apenas e pediria as resposta, experiência de quem já “roubou” prova no ensino médio, quanto menos pessoas souberem melhor. Deste modo, não sei o que me indigna mais, a coragem dos espertinhos, ou a burrice dos mesmos.
Neste caso, vale ressaltar que o trabalho das autoridades foi muito bem feito neste caso, e se num me engano, só teve o problema de desclassificação incorreta de uma homônima de uma trapaceira em SP, que terá a oportunidade de refazer a prova, no mais as autoridades agiram muito bem, e cá entre nós pra mim isso deveria ser classificado como crime, e caberia uma pena pros delinquentes de plantão.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário