24 de novembro de 2010

Terceira Guerra Mundial (?)

Hj vamos falar um pouco de história.
A 60 anos atrás, após o término da Segunda Guerra Mundial, começava a Guerra das Coréias, a do Sul apoiada pelos países capitalistas e a do Norte apoaiada pelos comunistas.
Resumindo rapidamente, o único resultado dessa Guerra foi um cessar fogo, não houve reunificação, não houve mais nada além da morte de cerca de três milhões e meio de pessoas. O tratado de paz ainda não foi assinado, e a Coréia continua dividida em Norte e Sul.
Recentemente vemos acirrando as discussões entre Coréia do Norte e do Sul, que sempre divergem em algum ponto em relação à alguma coisa, e ontem, para os que não se ligam muito em jornal e essas coisas, militares da Coréia do Norte abriram fogo contra uma base militar Sul coreana, aparentemente sem motivo declarado, os norte coreanos dizem que os sul coreanos começaram e vice-versa, o fato é que a Coréia do Norte afirmou após os ataques que está a beira da guerra.
Mas o que essa possível guerra pode causar às Coréias e ao Mundo ?
Para começar, a exemplo da Segunda Guerra Mundial, existem as bombas nucleares, nem é preciso dizer o que essas bombas são capazer de fazer, e nem é preciso dizer o quanto a tecnologia evoluio de 70 anos atrás para cá.
Analisando a situação, como o regime na Coréia do Norte é muito rígido, e eles não são nem um pouco diplomáticos, acabam tendo uma certo repúgio dos outros países, incluíndo nestes os E.U.A., os manda-chuvas, que apoiam incondicionalmente a Coréia do Sul, o que significa dizer, que uma provável guerra entre as Coréias não ficaria só entre as Coréias, Estados Unidos certamente vão se unir à Coréia do Sul, o que fará com que a Coréia do Norte busque também novos aliados, provavelmente repúblicas comunistas, como a China, apenas supondo, indo pela lógica, é meio que terrível imaginar uma guerra entre as duas grandes potências da atualidade, algo que caso ocorra, pode fazer com que tudo acabe muito antes de 2012, então a nós resta torcer para que os Coreanos não façam nenhuma besteira, e não causem o mal ao mundo TODO por causa de suas divergências.

Um comentário: