22 de agosto de 2010

Touradas, rodeios e afins...



Nunca gostei de touradas, sempre achei ridículo o fato de se fazer um touro de idiota enquanto se enfiam estacas nele. Quando vemos isso em desenho pode ser até engraçado, alguém balança um pano, o touro vem e a pessoa se esquiva, mas na realidade, nas famosas touradas espanholas, a cada vez que o touro se esquiva, o toureiro o perfura com uma estaca, até que o touro esteja todo perfurado e agonizando, então o toureiro dá o golpe fatal com uma espada.
Agora eu queria entender o que torna isso interessante, porque milhares de pessoas são fãs de rituais sangrentos como esses, cadê a sapiência do homo sapiens que se julga superior a tudo. Na verdade, para mim de racionais não temos nada, uma vez que tendo a opção de escolher entre o certo e o errado, sempre escolhemos o errado, e ainda por cima julgamos isso como certo, roubar, estrupar, brigar por causa de um esbarrão, matar pessoas e animais, apenas por diversão. Cadê a racionalidade nisso ?
Voltando às touradas, e quanto o toureiro é atingido, vira manchete nos jornais e sites do mundo todo, como se fosse ele o coitadinho da história, então ele pode perfurar o touro dezenas de vezes, mas sempre serão considerados hérois, já o touro morrendo ou matando é sempre o vilão da história.
Agora imagine-se você, sendo furado por dezenas de facas, enquanto todos ao redor acham graça de você.

E que tal os rodeios, um modão tocando, a alegria rolando, ambiente agradável para os peões e para as "maria breteiras", mas e quanto os bezerrinhos que são laçados e enforcados. Tenho certeza que todo mundo aqui já sentiu o desconforto de estar em um carro, ou ônibus, para os mais pobres, e após uma freiada, ter seu corpo lançado bruscamente para frente, sabemos que a sensação é horrível, maldita inércia, então imagine, um bezerro correndo bem rápido, e parar bruscamente com uma corda no pescoço, imagine, o seu pescoço quase quebrando.



E depois vem a montaria, amarram um cinto nos testículos do boi ou cavalo, para que ele salte ferozmente daquela forma, o público acha lindo, e mais uma vez o peão é o héroi, ele enfrenta o touro bravo, e mais uma vez se o peão é lançado longe ou pisoteado, mais um vez o touro é o vilão da história, agora imaginem vocês homens, um cinto apertando seus testículos, a dor deve ser quase insuportável, se nós não merecemos isso, pq os animais merecem, o que nos dá o direito de nos acharmos superiores a eles ?
Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário