18 de outubro de 2014

Pra mim é assim

         O texto de hoje, que eu espero que seja o último que eu escreva sobre política (pelo menos antes das eleições), começa com o comentário medíocre e infeliz de uma professora em sala de aula. Alguém aqui vota na Dilma? Porque quem vota na Dilma eu reprovo direto.
         Provavelmente já devo ter falado isto aqui, mas eu praticamente cresci dentro do ambiente da Universidade Federal de Goiás, fazia natação lá quando pequeno, fiz atletismo, estudei no CEPAE-UFG durante o ensino médio, e meu pai é servidor da gráfica da UFG, pois bem, crescendo neste ambiente, eu lembro de quando a UFG se resumia a 8/10 prédios, todos antigos, sem infra-estrutura alguma, e vi quando o governo do PT assumiu, o quanto a faculdade foi ampliada, o quanto foram criados mais cursos, o quanto teve de oportunidade para que o ensino público de qualidade fosse algo acessível para mais pessoas. Além disso, o governo valorizou e muito os funcionários, então, meu recado para esta professora, é o seguinte, no governo anterior, talvez você nem teria uma vaga para lecionar em uma universidade pública, você provavelmente estaria bem longe da UFG, então não desdenhe de quem te deu esta oportunidade.
         Assim que postei isso no facebook começou aquela guerra PTxPSDB, e um colega de classe (sim, estudante da UFG), veio falar que aumentaram as vagas, mas que a faculdade não tem qualidade, que "qualquer um entra" e "vai falar que é a favor de cotas também?", que o governo PT da bolsa-esmola pra vagabundo.
         Eu sou um cara que é a favor que cada um dê sua opinião, mas também sou a favor que nego pesquise antes de sair falando asneira por aí, como um monte de retardado que fala que bandido no Brasil recebe dinheiro do governo quando tá preso, sem pesquisar como funciona isso, pois bem, o Bolsa-Família, caso interessem em "perder" um pouco do tempo pesquisando, é um programa de ajuda social, que tem um série de requisitos que devem ser atingidos pelos beneficiados, não é tipo "estou aqui mamando nas tetas do governo", então, antes de falar qualquer coisa por aí, sugiro uma busquinha no google, que não dói não.
         Sobre o bolsa-família, dá até pra entender que o cara reclame, mas falar que "qualquer um" entra na UFG, e ainda por cima achar isso ruim, ahh, isso não tem como aceitar, então quer dizer que só merece estudar na federal quem passou a vida em escola particular? Quem o papai tem dinheiro pra pagar cursinho? Porque assim como o cara que fez o comentário, também estudei a vida inteira em escola pública, e também passei 2 vezes na federal, mas ao contrário dele, eu não acho que isso seja só questão de competência, tem sorte envolvida, também tem auxílio da família e muito mais coisa, e muitos, na verdade a maioria de nós, estudantes de escola pública não tem essa mesma "competência", nem tem uma família pra apoiar quando você reprova a primeira vez, então, eu sou sim a favor de cotas, e sou a favor de uma universidade acessível a TODOS, não é justo um cara estudar a vida inteira e ter que parar no ensino médio, porque o governo não da oportunidade pra os mais pobres.
         Mas aí nego vem falar, o único argumento que você tem pra votar na Dilma é a Universidade? Não, é notável como o Brasil progrediu nos últimos 12 anos. Mas e a corrupção? Vai votar numa "presidenta" que diz que qualquer um pode praticar corrupção? Voto sim, porque pra mim essa foi uma das frases mais inteligentes ditas pela Dilma, ou vai falar que nunca estacionou em local proibido, nunca pegou troco errado, nunca deu um "jeitinho brasileiro", porque sinceramente, quem nunca né?
         A verdade é que nego que vota no Aécio, enche a boca pra falar de corrupção, mas esquece do mensalão mineiro, esquece do aeroportozinho pro Titio, esquece das desapropriações de terras de famílias com indenização superfaturadas, o cara é tão correto que chegou a agredir a mulher, dentre outras N coisas.
         Política é uma merda, eu sei, resta escolher o menos pior, no fim das contas, quem tá certo é o Oriente, quando diz:

Depois de Dantas mentiras, de tucanos e petistas
Isso calha pra Calheiros, governo e oposicionistas
Todos tão do mesmo lado, todos são da mesma firma
Eles negam até a morte e você aperta CONFIRMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário