19 de junho de 2013

Meu último manifesto antes da manifestação

         Estava pensando e debatendo com algumas pessoas sobre tudo que tem acontecido no Brasil, segunda-feira foi um marco, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília (fora outras cidades menores) fizeram valer, foram alguns excessos, foi tudo muito lindo, muito gratificante, motivo de orgulho do país, ver aquele tanto de gente em cima do Congresso Nacional, invadimos o Congresso, agora ninguém pára a gente, será ?
         Um dia depois, ontem, como se fosse uma ressaca, me vieram algumas perguntas na cabeça, o que aquela galera ganhou subindo no Congresso Nacional, sério, qual era o objetivo, passear, mostrar que era possível invadir um órgão público, parabéns a eles, mission complete, mas subir no congresso não muda em nada o país.
         Protestar pelo país é bonito, mas e o foco, queremos o que afinal ? Tudo começou no aumento de transportes, agora a galera quer diminuir o valor da tarifa, melhorar a saúde e educação, tirar prefeitos, governadores e lançar o impeachment da Dilma, calma lá negada, uma coisa de cada vez, os protestos começaram com foco no aumento das tarifas de ônibus, então é assim que eles devem continuar, pelo menos por enquanto, em algumas cidades, Rio, SP e Goiânia, já foi informado a diminuição de valor, mas em Goiânia ainda tempos algumas requisições em pauta, e é por elas que vamos lutar amanhã.
         O problema é que como os protestos pelo Brasil viraram onda, muita gente quer participar sem nem saber o que tão reivindicando, os pseudo-revolucionários, não entendem que como qualquer coisa, um protesto é antes de tudo organizado por alguém, e ao invés de procurar entender o assunto com os organizadores, saem por aí dando novas pautas e nomes para o mesmo, navegando pelo facebook vi gente divulgando passeata Fora Marconi, dizendo não à PEC 37, impeachment da nossa Presidente, além de outras mil coisas por aí, antes de tudo foco galera, se não conseguir abaixar R$0,30 da passagem do ônibus,  vai conseguir tirar um corrupto do poder quando ? E pra quem pede a não realização da Copa do Mundo no Brasil, segue o meu ponto de vista.
         Na hora que o Brasil estava concorrendo para sediar a Copa do Mundo, uma minoria quis dizer não, a grande maioria ficou sonhando em ter condições de ir aos estádios ou mesmo de trabalhar nas cidades sede, agora que a merda já tá feita, que já gastaram bilhões na construção dos estádios, que estão em sua maioria quase prontos, querem voltar atrás ? Tudo bem, vamos cancelar a copa no Brasil, e o dinheiro dos estádios ? Ele não vai voltar, então não seja ignorante, pense antes de reclamar demais, não se esforçou para que não acontecesse antes, que seja, agora deixa rolar, a Copa não é nem de longe o pior problema do País. Para os pseudo-moralistas que agora falam mal do Ronaldo, porque ele disse "Copa não se faz com Hospitais, e sim com Estádios" ou algo assim, me diz, onde está o erro na frase ? Não queriam Copa, pois bem, vamos construir Estádios, realmente Copas não se fazem com hospitais, precisavam ser construídos novos estádios, ou acham que os antigos estádios brasileiros sediariam tranquilamente uma copa. Parem de julgar, mais uma vez, usem mais a inteligência e menos o senso comum. Pra terminar o assunto Copa, agora viralizou na net, o vídeo do Pelé pedindo para os brasileiros esquecerem as manifestações e apoiarem o Brasil durante a copa das confederações, de verdade, não apoio o que ele disse, mas de verdade, não julgo, o cara é o Rei do Futebol, aquilo pra ele é tudo, então se é importante pra ele ver o país apoiando a seleção, ele tem que pedir mesmo. Todo mundo tem uma opinião, pelo menos em momento algum ele desrespeitou os manifestantes, como fez Arnaldo Jabor.
         E por último, quero ser bem realista em relação a manifestação de amanhã em Goiânia, senhoras e senhores dispostos a irem lá, achando que vão mudar o Brasil num manifesto "pacífico", "sempre na paz", deixo um verso do Emicida pra vocês, "Jesus perdoou demais morreu, Lampeão confiou demais, morreu...", essa onda de manifestação pacífica, como já dizia Pablo Kossa, é uma grande groselha, não existe, uma manifestação totalmente pacífica não atinge ninguém, as passagens tão diminuindo porque estão ocorrendo atos "de vandalismo executados por uma minoria", pois bem, se querem protestar, estejam prontos para ser esta minoria. Não estou dizendo pra chegar lá quebrando tudo, estou dizendo que se quer lutar pelo país, tem que estar disposto a lutar de verdade, porque a polícia bate, atira, faz coisas que nem vale a pena comentar aqui, e se tiverem que usar paus e pedras que foram colocadas como "armadilha", que usem, mas já digo, se tiverem que usar.
         Tem muita gente querendo ir pra este protesto pra ficar "famosinho", pra falar que foi, porque vai marcar, se não tem ideologia amigo, nem saia de casa, pouco importa em quantos já foi, importa o motivo que está indo, não venha com essa de "vamos de branco pra simbolizar a paz", "não vou tapar a cara porque isso é coisa de marginal", "se tiver baderneiro perde o foco", vocês que querem ir, entendam, que é um protesto, e não uma festa, pouco importa a roupa que você vai, pouco importa o perfume que vai usar, pouco importa se vai com cartaz ou não, se vai levar flor, água, vinagre, o que importa é a ideologia, e importa e muito saber, que tudo pode acontecer, bala, cassete, pedrada, cavalaria, choque, estejam preparados, porque não existe manifestação sem pneu queimado, uma tensão com policiais e ao menos pequenos confrontos. Espero que entendam a mensagem, e amanhã a gente vê quem é "poser" e quem tá nessa mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário